top of page
Buscar

ESTAÇÃO DE MONTA EM BOVINOS

  • Foto do escritor: Tailla R Monção
    Tailla R Monção
  • 30 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura



A estação de monta (EM), ou período de monta, é uma prática da criação de bovinos em que as fêmeas em reprodução são expostas ao touro ou à inseminação artificial (IA) durante um determinado período do ano, com o objetivo de concentrar os partos e, em sequência, as operações (desmama, vacinações, vermifugações, etc.). A adoção da EM possibilita a identificação de fêmeas de melhor desempenho reprodutivo, sendo que as vacas que parem no início da estação de partos normalmente ficam gestantes mais cedo dentro da EM, além de desmamarem bezerros mais pesados.

São vários os fatores que devem ser avaliados para o estabelecimento da estação de monta são : sua implantação deve coincidir com o período do ano de maior disponibilidade de forragens de melhor qualidade (estação das chuvas); avaliar a fertilidade dos touros ou do sêmen para não ocorrer comprometimento nos índices de prenhez; avaliar a condição ginecológica das fêmeas antes de entrarem na EM e, de acordo com o resultado, estabelecer estratégias de manejo para aumentar a eficiência reprodutiva.

O período da estação de monta recomendado é de no máximo 120 dias, pois as fêmeas terão oportunidade de 5,7 cios consecutivos para conceberem. Se este período não for suficiente, constata-se que deve estar ocorrendo alguma deficiência no sistema, como baixas taxas fertilidades dos touros e/ou matrizes, subnutrição, ou manejo inadequado.

As necessidades nutricionais de vacas de corte podem ser divididas em 4 períodos, de acordo com a fase produtiva ao longo do ano: pós-parto, gestação e lactação, meio da gestação e pré-parto. Sendo assim, as necessidades nutricionais variam de acordo com cada período e o programa nutricional deverá seguir estas variações para suprir as necessidades de vacas e novilhas, quando estas forem necessárias.

O período do meio da gestação, que ocorre do outono ao inverno, inicia-se quando ocorre o desmame do bezerro e apresenta menores exigências nutricionais. É o período no qual as vacas devem acumular condição corporal para que venham a parir em condição corporal moderada/boa.

O período pré-parto, que engloba parte do último trimestre de gestação, é o período onde ocorre maior crescimento fetal. Vacas e novilhas magras no parto levam maior tempo para ciclar e uma alta percentagem irá conceber muito tarde, ou não irá conceber durante a estação de acasalamento. Além disso, vacas magras no parto parem bezerros mais fracos, produzem menos leite e desmamam bezerros mais leves.

O período pós-parto é o mais crítico, pois as necessidades nutricionais (energia, proteína, minerais e vitaminas) de vacas e novilhas são maiores durante o início da lactação. Mesmo sob condições ideais, vacas a pasto vão perder condição

 
 
 

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

© 2023 by Glorify. Proudly created with Wix.com

bottom of page